Como formar filhos conscientes dos seus atos?

A sociedade, geração após geração, através de seus valores e crenças procurou impor limites para a educação infantil.

A educação recebida na infância faz com que a humanidade sofra com as consequências de pessoas com diferentes tipos de personalidade, mas até onde esta educação pode influenciar no caráter de uma pessoa em formação?

Atualmente vivemos na sociedade do imediatismo, onde tudo é pronto e descartável, o que nos condena a viver solitários, ou seja, ao mesmo tempo  tão distantes uns dos outros em relação à afetividade e solidariedade.

É importante acompanhar toda essa movimentação constante do agora, porém, é importantíssimo dar atenção para as crianças, pois elas são aprendem com os exemplos dos adultos. Mesmo com aquelas atitudes que pensamos passar despercebidas por elas. Isso acontece porque na mente das crianças tudo é interpretado inconscientemente, diferente de um adulto que está consciente daquilo que está vivendo.

Enquanto somos crianças nossa personalidade está em constante desenvolvimento. Tudo para é novo e, até certa idade, não temos maturidade para discernir o certo do errado, pois tudo é feito para alimentar os impulsos. Por isso, é fundamental a intervenção dos pais nesse momento.

Cabe aos pais, nessa tarefa de intervenção, orientar seus filhos para que se transformem em excelentes formadores de opiniões e engajados a desenvolver responsabilidades sozinhos e, assim, se tornarem independentes.

Ajudar às crianças a desenvolver atitudes coerentes entre elas e outras pessoas pode resultar em um rendimento escolar mais significativo e também interferir nas relações interpessoais, fazendo com que sejam mais duradouras.

Não existe um tutorial ensinando o passo-a-passo de uma educação perfeita, entretanto, uma autoconscientização coletiva, em família, com a colaboração de todos, respeito, diálogo e afeto uns pelos os outros, pode fazer a diferença só pelo fato de estar realizando algo positivo. 

Cabe a nós, pais, educadores e sociedade estarmos sempre juntos de nossos filhos, sendo exemplo de conduta, mostrando a eles o caminho a seguir. Eles crescerão fortes, seguros e independentes para irem ao encontro de seus objetivos e serem felizes!

Deixe uma resposta

Fechar Menu