Como treinar a memória e usá-la a seu favor?

 

A mente consegue processar e guardar mensagens e a função está relacionada com a capacidade física do cérebro. É fundamental que a pessoa busque ter uma boa qualidade de vida, pois vai influenciar na sua capacidade de armazenar as informações. Além disso, uma boa memória também está relacionada à qualidade do sono, por isso é importante o hábito de dormir bem.

A memória volátil, que processa informações rápidas e passageiras ao longo do dia – armazenamento de um número de telefone, por exemplo, seleciona o que é importante e repassa para a memória permanente durante o sono. Desta forma, pessoas que têm problemas relacionados com insônia ou sonambulismo apresentam dificuldades maiores de se concentrar ou tendem a esquecer das coisas de um modo mais rápido.

A boa notícia é  que existem técnicas que podem estimular a memória e, assim, melhorar a concentração e o raciocínio. O jogo de xadrez é um ótimo aliado para a memória e também para o raciocínio lógico. Durante o jogo, a pessoa precisa focar e pensar na melhor estratégia para dar o xeque-mate no adversário.

Além disso, o método de repetição auxilia no arquivamento de informações, pois o cérebro “entende” que precisa aprender e, por isso, vai armazená-las. Nesse sentido, buscar a repetição de trechos importantes faz com que haja memorização do conteúdo de estudo para as provas.

Há pessoas que aprendem de forma visual, outras de forma auditiva e algumas escrevendo. Descubra o seu método de aprendizagem a fim de estimular a capacidade da sua memória. Evite sentimentos de ansiedade ou nervosismo pois são os grandes vilões da sensação do esquecimento. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu