Construindo um mundo melhor através da Educação

O que a família e os professores podem fazer frente a situação da educação no Brasil?

É papel da família se fazer motivadora, a começar pela leitura. Aqueles que se responsabilizam pela criação de crianças se tornam modelos para elas; ou seja, dificilmente uma criança terá gosto pela leitura se em casa ela não encontra referências para esse hábito. O processo de educação de uma criança também consiste em se reeducar para tornar-se um bom exemplo. Muitos familiares ficam abismados com o comportamento de seus filhos na escola, mas esquecem que não é tarefa do professor corrigi-los; a criança será na escola o que aprendeu dentro de casa, a priori.

Os professores também devem analisar a si mesmos como modelos de conduta. A fase escolar é de descobrimento, de questionamento, absorção de influências – positivas e negativas – de modo que a criança tende a imitar comportamentos e esses, por estarem enraizados no cotidiano da família ou dos professores, farão com que ela os enxergue com naturalidade.

O conceito de educação normalmente é associado ao mercado de trabalho. Frases do tipo “estude para ser alguém na vida” demonstram que “ser alguém” é ter um bom trabalho. Porém, a educação não é frutífera unicamente para capacitá-lo para cargos profissionais. É indiscutível o fato de que, no nosso país, a educação é subestimada, assim como seu valor. É a partir dela que se cria cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e éticos, mas para que isso aconteça, é fundamental que se invista nela. Tomando-a como base, as possibilidades de um futuro de sucesso são maiores..

Deixe uma resposta

Fechar Menu