Dicas de como passar no vestibular

A época do vestibular é uma das mais conturbadas na vida de qualquer jovem. Junto com as fortes emoções da adolescência, a escolha da carreira a seguir pelo resto da vida é uma grande responsabilidade e a aprovação no curso escolhido muitas vezes demanda alguns hábitos que devem ser cultivados.

Tenha um cronograma de estudos

Não deixe para a última hora. Tenha um bom cronograma, dando maior carga horária para as matérias mais difíceis, e sem esquecer das mais fáceis. O importante é não abandonar nenhum conteúdo.

Uma boa saída é fazer um cronograma em formato de rodízio, em que as disciplinas são divididas em horas, e assim que o ciclo acabar, ele recomeça imediatamente, independente do dia da semana. Isso evita que alguma matéria não seja vista, caso haja algum imprevisto durante a semana.

Cultive o hábito de estudar

De nada adianta começar a estudar e parar na primeira dificuldade. Estudar deve ser um hábito, um compromisso feito com você mesmo, para que o resultado seja efetivo.

Não se afobe

De nada adianta querer estudar toda a matéria que não aprendeu durante o ano letivo, em apenas uma semana antes da prova. Afobar-se não trará resultados. Escolha bem as matérias que tem maior dificuldade e dê maior atenção a elas.

Afaste-se de distrações

Redes sociais e programas de conversa pelo celular são úteis, mas quando usados em excesso podem desviar o foco dos estudos. Evite usá-los enquanto estiver estudando. Não é necessária uma medida radical, como deletar esses aplicativos, pois atualmente existem programas que bloqueiam temporariamente o acesso a eles.

Não desista

Finalmente, se mesmo depois de todas essas dicas, você não conseguir passar no vestibular de primeira, não desista. Dependendo do curso que você escolher, é normal precisar de mais algumas tentativas. Não se frustre caso ocorra uma reprovação. Continue tentando até passar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu