Estudo do empreendedorismo como parte do currículo escolar

Além de preparar para o mundo dos negócios, o empreendedorismo proporciona também o desenvolvimento de várias características, como a extroversão, liderança.

Está em trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 772/2015, de autoria do Senador José Agripino (DEM-RN), visa alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, trazendo mais um “tema transversal”.

O que são os temas transversais?

Os “Temas Transversais” são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e objetivam traçar conceitos, metas e valores importantes ao exercício da democracia e da cidadania, e são organizados nas seguintes áreas: ética, meio ambiente, saúde, trabalho, consumo, orientação sexual e pluralidade cultural. Atravessam todos os conteúdos, disciplinas e áreas do conhecimento. Outro exemplo de tema transversal é a proposta aprovada pela Lei nº 13.010/ 2014, que acrescentou na LDB a importância do estudo relativo aos direitos humanos nas escolas.

Quais são as justificativas para a adoção do empreendedorismo na escola?

Em suma, a proposta solicita a inclusão de metodologia educativa que incentive o empreendedorismo do educando que, muitas vezes, não tem a oportunidade de se submeter a processos criativos e de inovação durante o período escolar. Ainda, critica a educação meramente teórica, que deixa de lado a promoção de habilidades práticas, o que pode fazer muita falta aos futuros ingressantes do mercado de trabalho. Temas similares já haviam sido indicados pela Câmara dos Deputados anteriormente.

O autor do projeto justifica que o empreendedorismo não serve somente para ser utilizado no ambiente de negócios, mas para toda a vida pessoal e profissional do indivíduo, auxiliando também em seus projetos de vida, proporcionando o desenvolvimento de características como extroversão, liderança, consciência e diversas outras.

Caso seja aprovada e vire lei, a proposta trará impactos aos currículos dos ensinos fundamental, médio e da educação superior, privada e pública.

Apostando no empreendedorismo escolar

O Colégio Bastos Maia ciente da responsabilidade em preparar o aluno para a vida profissional e pessoal acredita que seja necessário utilizar novas metodologias para o despertar de características como liderança, criatividade, entre outras. Com mais de 30 anos educando com qualidade, o Colégio Bastos Maia possui excelente equipe pedagógica e profissionais altamente qualificados, além de uma ampla estrutura física para receber seu filho.

Entre no site e saiba mais sobre outros conteúdos: https://www.bastosmaia.com.br/.

Deixe uma resposta

Fechar Menu