O que é fonte histórica?

Buscar informações em outras áreas do conhecimento também faz parte da investigação do historiador para reunir documentos e analisar informações específicas.

Como o historiador consegue provar que algo aconteceu ou não? Como realiza estudos na área de História? O profissional da área desenvolve diversos trabalhos de investigação em busca de pistas em fontes históricas, analisando várias informações específicas.

Interdisciplinaridade

Fontes históricas são documentos que registram fatos e costumes de uma determinada época. Dessa forma, elas podem ser: arquivos textuais (declarações, cartas, textos, obras literárias, etc.), desenhos, fotos, pinturas, materiais arqueológicos, testemunhos orais, cultura material (igrejas, castelos, monumentos, casarões, utensílios de uso cotidiano, etc.), entre outros.

Devido à necessidade de uso de diferentes tipos de fontes históricas, muitas vezes, o historiador precisa buscar informações em outras áreas do conhecimento. De modo geral, podem ser citadas: Linguística, Literatura, Antropologia, Filosofia, Artes, Geografia, Arquitetura e outras que possam fornecer dados ou contribuir com suas investigações. Isso então demonstra o quanto as fontes históricas podem ser amplas.

Por esse motivo, historiadores precisam se especializar ou desenvolver habilidades de pesquisa em um ramo específico. Do contrário, pode ser bastante difícil realizar seu trabalho, devido à extensão de materiais e temas a serem estudados.

Qual a importância das fontes históricas?

O uso de fontes históricas é essencial para compreender fenômenos e mudanças de comportamento da humanidade e sociedade. Assim, estudos e pesquisas de diversos campos também podem ser desenvolvidos. A partir disso, ideias podem ser debatidas e até mudanças de teor social e político podem acontecer.

Fontes históricas são importantes também para comprovar acontecimentos e evitar suposições. Nesse sentido, é possível dar voz a fatos que fazem parte de nosso antepassado em diversos sentidos e de acordo com o modo que eles ocorreram.

Reunindo todos esses fatores, o historiador produz materiais específicos ou didáticos, para diferentes objetivos, como livros acadêmicos e escolares. Da mesma maneira, pesquisadores de outras também áreas utilizam esses documentos para realizar estudos com objetivos variados.

História

Todo o processo em organizar informações e resgatar fatos antigos ajuda a compreender o passado, presente e futuro. A disciplina de história propicia o conhecimento do passado por meio de informações importantes comprovados por fontes históricas. Há mais de trinta anos educando crianças e adolescentes, o Colégio Bastos Maia possui uma equipe de profissionais altamente qualificados e engajados em garantir uma educação de qualidade. Saiba mais no site: http://www.bastosmaia.com.br/.

Deixe uma resposta

Fechar Menu