Quais atitudes tomar com alunos desmotivados?

 

Educação é movimento, já na palavra educação está contida a ação! É um processo rico de aprendizagem que, algumas vezes, fica comprometido pela famosa: desmotivação…

A desmotivação em sala de aula ocorre por diversos fatores. Podem ser externos à escola, psicológicos, por falta de interesse e foco ou responsabilidade do aluno e também por problemas com o professor. Afinal, é ele quem ministra o conteúdo e tem como trabalho manter uma boa linha de ensinamento.

Vários são os meios de manter atenção e atração do aluno e potencializar a vontade de aprender, por isso a desmotivação pode ser revertida.

Períodos maçantes e não atrativos cansam, não transmitem bem a informação a ser assimilada e dificultam a atenção e a vontade de participar. Os professores do Colégio Bastos Maia, reveem constantemente o planejamento e ministram aulas mais criativas, tornando-as  sucesso entre os alunos.

Um fator que aumenta a motivação do estudante é o fato de realmente aprender, pois às vezes o que acontece é o ato de decorar. A aprendizagem efetiva faz com que o aluno sinta-se parte real do processo de ensino e perceba os resultados, desejando aumentá-los. Quando o aluno aprende ele vai para casa, comenta o assunto com os pais e, sempre que exista uma oportunidade, ele fala sobre aquele conhecimento adquirido de forma tão especial.

Matérias que possam ser trazidas para a atualidade ou para o cotidiano tornam-se mais atraentes. O sentimento da aplicação real coloca o aluno em maior intimidade com o conteúdo. E o estreitamento da relação é altamente efetivo e resulta em grande fluxo de ensino.

Mesmo com a motivação presente, pode acontecer de aluno apresentar dificuldade em alguma matéria.  Os professores apresentam novas formas de estudo, outras linhas de raciocínio, entendimento e avaliação. Também é muito importante respeitar o ritmo do aluno e não expor sua dificuldade e, sim, apresentar novas soluções, revendo suas aplicações.

Sempre que necessário, a coordenação chama os pais para conhecer melhor a realidade do aluno dentro e fora da escola. A saída pode estar na resolução de problemas externos e na iniciativa de agregar mais os pais no processo. Muitas vezes, a desmotivação não acontece dentro da escola, por esse ou outro motivo, a união das forças entre escola e família é fundamental.

No Colégio Bastos Maia, todas as salas do ensino fundamental e médio contam com reforços tecnológicos para que os professores possam cada dia mais melhorar suas aulas, pois com data show, computador e internet o mundo está dentro da sala de aula. Pesquisas, apresentações, acesso ao Portal Positivo e muito mais animam os alunos e professores a novas descobertas. Bons professores, alunos motivados e tecnologia, são os passos para chegar à missão do colégio: PROMOVER CONHECIMENTO COM QUALIDADE SUPERIOR!

Deixe uma resposta

Fechar Menu