Segunda Guerra: 71 anos da rendição alemã

A Segunda Guerra Mundial, conflito ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, ocorreu devido aos resquícios deixados pela Primeira Guerra Mundial. Inicia após a invasão da Polônia pelo exército alemão, resultando na união da Inglaterra e da França contra a Alemanha.

A Alemanha, Itália e o Japão seguiam ideologias expansionistas que tinham como objetivo anexar mais territórios aos seus, como forma de buscar mais poder político e econômico. Essa convicção culmina na invasão de outros países, que acabam se unindo contra os três. Na guerra, foram criados dois grupos: os Aliados e Eixo. O primeiro grupo contava com Estados Unidos (que entra na guerra após o Japão atacar Pearl Harbor, uma base militar americana), URSS, Inglaterra, Brasil, França e uma ampla coalisão, enquanto o segundo grupo era composto pelo Japão, Alemanha e Itália.

Em 1945, a Alemanha assina um tratado de rendição, terminando assim a guerra. No entanto, mesmo após o fim da guerra, os Estados Unidos atacam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas. A rendição alemã se deu quando o país se via cercado pelos Aliados, tendo seus centros urbanos destruídos. O ditador Adolf Hitler se suicida cerca de uma semana antes do fim do conflito, pois tinha o conhecimento de que a guerra estava perdida. Em 8 de maio de 1945, é comunicado para a população o fim do Terceiro Reich, e assim da guerra que havia deixado cerca de 55 milhões de pessoas mortas.

O fim da Segunda Guerra Mundial na Europa se tornou um marco extremamente importante para a história humana. Durante o conflito foram cometidos crimes de discriminação, principalmente pelos nazistas, que deixaram em média 6 milhões de judeus mortos. Questiona-se até os dias atuais o motivo pelo qual grande parte da população do país compactou com o regime nazista. Devido a Segunda Guerra também são feitas reflexões sobre o impacto das propagandas na população. Além disso, o fim do conflito foi responsável pelo término de regimes autoritários em outros países, como no Brasil, em que há grande pressão da população para o fim do Estado Novo. Ademais, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que possui como objetivo buscar formas de mediar e solucionar conflitos internacionais, evitando que a história se repita.

Se você deseja aprender mais sobre história com qualidade, conheça o Colégio Bastos Maia, que está disseminando o conhecimento desde 1987. Acesse o site: http://www.bastosmaia.com.br/.

Deixe uma resposta

Fechar Menu