Volta às aulas pode ser etapa difícil para uma criança

Após um considerável período de férias na estação mais quente do ano com direito a muita diversão, viagens, passeios, festas e reuniões de Natal e Ano Novo, o retorno às aulas pode se tornar um desafio para as crianças. Depois de um longo ano letivo que exige dedicação e disciplina dos estudantes na escola, o alívio de terminar a jornada é mais do que bem recebido e aproveitado nas férias que chegam a durar até dois meses em alguns colégios. As reações são as mais diversas entre as crianças. Muitos sentem aquele frio na barriga ao saberem que irão para uma escola nova, outros choram por não quererem voltar à rotina de antes, ou ficam ansiosos nos dias que antecedem à volta às aulas, conhecer a nova professora, rever os colegas de sala e certamente fazer novos amigos. Nessas horas, os pais tem papel fundamental em acalmar a criança e prepará-la para mais um ano de estudos.

Com paciência, é importante que os pais tentem envolver o filho no clima de volta às aulas, incentivando-os, abordando temas como a oportunidade de aprender coisas novas na escola, possibilidade de fazer novos amigos, ou mesmo de rever os antigos. A compra dos materiais escolares representa também um momento divertido e bastante aguardado para as crianças e pode ser bem aproveitada no processo de readaptação à rotina escolar. A chance de poder escolher cadernos, canetas, mochilas e cores novas para todo o material daquele ano auxilia na motivação das crianças ao voltarem às aulas.

 E para aqueles que estão começando seu primeiro ano na escola, a conversa com os pais tem papel fundamental na adaptação. Para evitar o choque dos primeiros dias de aula, é indispensável que os pais já preparem seus filhos para a nova rotina, contando-lhes as coisas boas que poderão acontecer nessa nova fase, os horários diários da criança e como será a ida e a volta da escola, e sempre que possível acompanhá-los na ida e vinda da escola. Tudo isso é muito importante na preparação psicológica das crianças e também para evitar o sentimento de ansiedade e medo do desconhecido nos pequenos na nova etapa que está por vir. Além disso, a parceria entre a escola e os pais é essencial para o desenvolvimento da criança, onde as duas partes estarão aliadas no compromisso com a educação e o desenvolvimento dos estudantes.

O Colegio Bastos Maia procura sempre valorizar a vinda das crianças, conversar com mães e pais para deixá-los tranquilos e sempre que necessário entra em contato com a família para repassar uma informação importante. É muito importante que crianças e pais sintam-se seguros para aproveitar o que a escola tem de melhor!

Deixe uma resposta

Fechar Menu