Voltas às aulas: adaptação a rotina escolar

Após o período de férias, é natural que crianças a adolescentes apresentem algumas dificuldades para se adaptar novamente à rotina de aulas. No entanto, é importante que o ano escolar comece animado e com energia, para garantir um bom desempenho na escola. É importante que os pais tenham a consciência de que a escola é um bom ambiente para seus filhos, e por este motivo, devem apoiá-los na hora de retornar para a rotina e procurar mantê-los tranquilos na rotina que se inicia. Confira aqui algumas dicas para que a volta às aulas do seu filho seja a melhor possível:

  • Organize a mochila e o material: A hora de organizar o novo material dentro da mochila pode se mostrar muito divertida para crianças e até mesmo para os adolescentes, especialmente se os itens forem renovados. Não significa que todo o material deva ser novo, muito pelo ao contrário. Os lápis podem ser apontados novamente, a mochila e estojos limpos (pois ao longo do ano acumulam papéis e raspas de lápis apontados), os cadernos podem ser encapados e, se possível, aproveite os livros de alguma criança mais velha que terminou a série em que seu filho irá entrar. Outro item que as crianças costumam gostar muito são as etiquetas. Permita que seu filho coloque os dados necessários na etiqueta. Essas pequenas mudanças já irão trazer um ar de animação para a criança.
  • Fale sobre as coisas boas na escola: Em casa, relembre seu filho das coisas que ele gosta na escola. Caso ele tenha ido a algum passeio, relembre-o de como se divertiu. Também fale dos amigos que já conhece e dos novos amigos que poderá vir a fazer.
  • Organize um local de estudo: Ter um local específico na casa para que a criança faça seu dever de casa é de grande importância. Mesmo que não se tenha uma sala ou mesa específica para isto. Pode ser a mesa da cozinha ou da sala em determinado horário. Arrume o local com seu filho na hora de fazer a tarefa.
  • Acompanhe-o na adaptação a uma escola nova: Quando a criança muda de escola, a adaptação pode se mostrar mais demorada. Por este motivo, é importante que os pais ou alguém de confiança acompanhe-a nos primeiros dias. Explique os motivos que levaram a troca de escola e ressalte tudo que há de bom na nova escola. Motive-o a socializar com os novos colegas e procurar aqueles que gostem das mesmas coisas. Mas tome cuidado para respeitar o ritmo da criança.
  • Crie e mantenha uma rotina: Não basta se adaptar novamente, mas é preciso manter o ritmo durante o ano. Ao longo da vida escolar, os trabalhos e tarefas irão acontecer com maior frequência, por este motivo é de grande importância que desde cedo a criança crie uma rotina com horários específicos para seus deveres e estudos.

Os pais devem se manter firmes com os horários da rotina, principalmente a hora de dormir e acordar, algo que pode trazer maiores dificuldades após as férias. Dessa forma, seu filho se adaptará à rotina escolar com maior facilidade e terá um melhor desempenho na escola.

O Colégio Bastos Maia educa crianças e jovens desde 1987.

Conheça o colégio através do site: http://www.bastosmaia.com.br/.

Deixe uma resposta

Fechar Menu