A hora do intervalo

hora-do-intervalo

A hora do intervalo costuma ser muito aguardada pelos alunos, pois é o momento em que eles têm opções, ou seja, podem lanchar, brincar, conversar ou se divertir de alguma forma. Claro que, tudo com a supervisão de um inspetor.

Há algum tempo era muito comum, na hora do intervalo, as crianças se juntarem e brincarem de: pique-pega, pular corda, queimado, pular amarelinha, etc. Hoje, por conta da tecnologia, essas brincadeiras do passado se perderam, e hoje encontramos a maioria das crianças e adolescentes passando o tempo do intervalo com  celulares nas mãos, seja jogando, escutando música ou até mesmo conversando através de aplicativos.

Geralmente, o recreio dura, em média, 20 a 30 minutos, e é tempo o bastante para os professores espairecerem  e as crianças se divertirem. A hora do intervalo é o momento da socialização, em que as crianças vão dividir o mesmo espaço livre, por isso, a interação social é importante.

O recreio foi feito para dar um tempo, descansar das aulas e interagir com outros colegas. É nesse intervalo que se pode observar o comportamento dos alunos, sua socialização ou isolamento.  Estar atento ao que ocorre nesse curto período pode render uma boa aula de interação e inclusão, por exemplo.

As melhores lembranças da escola ficam por conta do intervalo!  Novos amigos, conversas, paqueras, encontros, confidências, risos, comemorações… É nele que as crianças se transformam, gritam, pulam, extravasam toda a tensão gerada por conta dos estudos e quando voltam à sala de aula, por vezes agitados, estão com as energias renovadas para dar início à nova etapa.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu