Feliz Dia dos Pais

Neste ano de 2016, aqui no Brasil, a data comemorativa do Dia dos Pais é 14 de agosto. Mas, e no ano que vem, você sabe em que dia vai ser celebrado? Dia 13 de agosto. Vamos ver um pouco da história. Em 16 de agosto de 1953 foi comemorado pela primeira vez, aqui no Brasil, o Dia do Pais e esta data foi vinculada ao dia de São Joaquim, que é pai de Maria, a mãe de Jesus. Na época a população católica era predominante e no calendário litúrgico é o dia do "avô materno" de Cristo. O objetivo na criação desta data não foi só social, ou seja, aumentar o laço entre as famílias, mas foi também comercial. Sylvio Bhering era um publicitário de rádio e jornal e foi ele quem teve essa iniciativa, mas alguns anos depois, esta data passou a ser comemorada no segundo domingo de agosto.

Uma curiosidade é que em vários lugares do mundo, a data é diferente. Em alguns países tradicionalmente católicos, como Portugal, Itália, Espanha, Bolívia, entre outros, a data é comemorada no dia de São José, que foi marido de Maria, Mãe de Cristo. Na Rússia é no dia 23 de fevereiro, lá é dia do Defensor da Pátria. No terceiro domingo do mês de junho, os Estados Unidos e aproximadamente 70 países, como México, França, Canadá, Japão, e outros, comemoram este feriado.

O pai não precisa ser necessariamente o pai biológico. Ele pode ser um avô, padrinho, tio, até um irmão; é aquela pessoa que educou, brincou, criticou, elogiou e até ajudou como se fosse um pai. Uma pessoa pode não ter mais o pai vivo, mas ele estará sempre em suas lembranças. Quem tem, ou teve, um pai, sabe o que é dar um abraço nele nesse dia. O amor e o reconhecimento que devemos dar a essa figura tão importante deve ultrapassar datas específicas, e ser estendido a qualquer época do ano.

Quem educa também é um pai, por isso a equipe do Colégio Bastos Maia deseja a todos um Feliz Dia do Pais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu