Por que aprender artes marciais na infância?

Início » Artes Marciais » Por que aprender artes marciais na infância?

As artes marciais são capazes de despertar no praticante um potencial muitas vezes oculto e promovem nas crianças o aumento da autoestima, o equilíbrio emocional, a paciência, o fortalecimento físico, a disciplina, entre outras qualidades e competências essenciais para um desenvolvimento pleno e sadio.

Mais do que estilos de luta ou práticas com um passado guerreiro, as artes marciais são atividades que permitem uma completa expressão do ser humano e, por isso, são artes.

É muito comum que, ao pensar em artes marciais, a primeira imagem que nos venha à mente sejam cenas de luta, muito popularizadas pelos filmes de ação, contudo, essas práticas vão além de atividades de combate ou autodefesa. No centro de qualquer prática marcial está a filosofia, muitas vezes de não violência e disciplina, geralmente, permitindo o uso das habilidades apenas em momentos de treino, sob supervisão do professor, e em situações extremas de perigo, para autodefesa.

Mesmo sendo práticas que envolvem movimentos de ataque e que consideram os passos do adversário para golpeá-lo, as artes marciais permitem ao praticante a observação do oponente para desenvolver estratégias de defesa e contra-ataque, por exemplo. Só isso já permite um desenvolvimento impressionante de equilíbrio e paciência, além de grandes habilidades de observação, raciocínio lógico e resposta.

As artes marciais na escola

É na escola que a criança passa boa parte do seu tempo, faz amizades e cria vínculos importantes para sua vida, além, é claro, de aprender valores e conhecimentos que auxiliam a se tornar um ser humano íntegro e ético. É esse espaço de confiança que a prática das artes marciais pode ocupar um papel fundamental, seja no ensino de competências como a disciplina, o autocuidado e autoconhecimento, seja na prática de atividades físicas, desenvolvimento da coordenação motora e da cognição.

A importância das artes marciais para o desenvolvimento da criança

Atualmente, uma das maiores preocupações é o sedentarismo infantil (que, aliado a outro fatores, resulta muitas vezes em obesidade infantil), causado, em grande medida, pela quantidade excessiva de tempo passado na frente das telas. As artes marciais, assim como qualquer outra atividade física, ensinam que se exercitar é prazeroso, divertido e recompensador. Contudo, os benefícios vão muito além da questão física. A prática das artes marciais também auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, da percepção, da cognição e do raciocínio lógico.

O aprendiz se espelha no mestre e aprende princípios éticos e morais muito importantes no tatame e que se refletem na vida da criança fora desse meio.

A compreensão da história e filosofia da arte marcial, leva a criança a entender, respeitar e valorizar a influência de diversos povos e culturas, cada um com suas características.

Muitas artes marciais passam por um sistema de avaliações, mudando a graduação das faixas. Assim, para mudar de faixa, a criança precisará se esforçar e treinar para alcançar um maior prestígio entre os seus colegas, valorizando o esforço próprio e respeitando suas capacidades e limites. Ou seja, são muitas as vantagens e contribuições das artes marciais para o desenvolvimento infantil.

Colégio Bastos Maia

O Colégio Bastos Maia desenvolve projetos educacionais aplicados no dia a dia dos seus alunos do ensino infantil ao fundamental, sempre buscando um desenvolvimento integral da criança, com projetos pedagógicos humanizados, integrados, contextualizados e personalizados a cada aluno.

Para saber mais clique aqui.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!