Quais as maneiras de incentivar a criatividade infantil?

Início » Criatividade » Quais as maneiras de incentivar a criatividade infantil?

Quem trabalha ou já trabalhou com crianças sabe bem o quanto o elemento lúdico funciona com elas, tornando tanto as brincadeiras quanto às tarefas rotineiras muito mais leves e divertidas. Muito se fala sobre o fato das crianças serem muito mais imaginativas do que os adultos e isso não só é verdade como é fundamental para que elas cresçam saudáveis.

O século XXI trouxe novos desafios à humanidade e já ficou marcado por exigir muito mais das pessoas para lidar com tudo isso de uma forma mais satisfatória.

Está enganado quem pensa que a criatividade é uma característica exclusiva de artistas ou mesmo algo com o qual se dá a sorte de nascer ou não. Porém, a verdade é que a criatividade é um potencial, uma competência que, não só pode, como deve ser estimulada para que se desenvolva dentro de cada pessoa.

A criatividade está associada ao potencial humano de solucionar desafios, enfrentando esses momentos com flexibilidade e resiliência para encontrar, muitas vezes, meios inéditos para lidar com eles.

É a criatividade infantil que coloca as crianças de frente com o seu próprio modo de pensar e de criar estratégias, reconhecendo-se e entendendo de que forma ela se expressa no mundo, auxiliando na construção da sua identidade.

MANEIRAS DE INCENTIVAR A CRIATIVIDADE INFANTIL

Uma vez que já se sabe o quão importante a criatividade é para o regular desenvolvimento infantil, chegou o momento de saber de que forma os adultos podem incentivar a criatividade das crianças:

  1. Oferecer desafios adequados a cada faixa etária: se um desafio existe, a criança vai utilizar todas as suas ferramentas cerebrais para chegar à solução e esta é uma das formas mais eficazes de se estimular o caráter imaginativo dela. Esses desafios podem chegar aos pequenos em forma de brinquedos mais elaborados, de brincadeiras ou mesmo de pequenas tarefas diárias, como arrumar a cama ou guardar os brinquedos espalhados. Ainda que a criança não atinja o resultado esperado logo de cara, é essencial que ela perceba o quanto o seu avanço foi positivo e, assim, queira seguir desafiando o seu cérebro a fazer cada dia melhor, buscando alternativas criativas para isso. Neste momento, os adultos não só podem como devem dar sugestões aos pequenos de como proceder da melhor forma possível, mas sem interferir diretamente em como o desafio é solucionado.

  2. Proporcionar contato com a natureza: uma pesquisa espanhola demonstrou que estar em contato com a natureza propicia muito mais o desenvolvimento infantil se comparado a estar em parques artificialmente construídos pelo homem, como é o caso dos parques de diversão. Caso a família more em um lugar com poucos espaços naturais, vale a pena investir na montagem de uma horta em casa, por exemplo, já que existem até opções voltadas para quem vive em apartamento.

  3. Criar o seu próprio faz de conta: crianças e brincadeiras do tipo “faz de conta” são uma dupla infalível e isso é ótimo, já que a imaginação fortalece a criatividade infantil e trabalha pontos cognitivos importantes para aquele ser humano em formação. Filmes e desenhos contam com narrativas muitas vezes repetitivas e se tem alguém que é capaz de quebrar esse ciclo com maestria, esse alguém é uma criança, já que a fantasia está inserida na infância de uma forma inata.

  4. Permitir que se movimentem: muitas crianças passam boa parte dos seus dias sentadas em carteiras escolares e, se isso não for compensado com movimento, pode significar uma verdadeira ameaça ao desenvolvimento criativo infantil. Um estudo da universidade de Stanford, por exemplo, demonstrou que crianças são mais criativas quando estão andando do que quando estão sentadas.

  5. Deixar que expressem sua veia artística: criatividade e arte caminham juntas e muitas crianças gostam de explorar a arte de forma livre, seja pintando, desenhando, cantando ou dançando, por exemplo. O importante é que elas recebam suporte para testar situações artísticas enquanto estimulam a sua criatividade.

O Colégio Bastos Maia está preparado para acolher e propiciar o melhor desenvolvimento da criatividade infantil, oferecendo aos pequenos um ambiente saudável e que permite que eles explorem a sua imaginação.

As turmas vão da educação infantil até o ensino fundamental II e o colégio está localizado no coração de Curitiba.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!