Quais jogos estimulam o raciocínio lógico?

Início » Dicas » Quais jogos estimulam o raciocínio lógico?

Jogos de raciocínio lógico sempre estiveram presentes no cotidiano das pessoas.

Desde muito cedo os pais incentivam habilidades de raciocínio lógico nos filhos por meio de brincadeiras, sem perceberem. Balançar o bebê no colo introduz a noção da lógica de causa e efeito. Canções como “1, 2, feijão com arroz” contribuem para o aprendizado na contagem de números. Ainda assim, apenas recentemente, os jogos foram reconhecidos como recurso pedagógico para estimular essas habilidades.

Isso acontece hoje porque, nos anos 80, Howard Gardner desenvolveu a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) na Universidade de Harvard. Na época, suas pesquisas identificaram sete tipos dessas competências: espacial, linguística, cinestésico-corporal, musical, naturalista, intrapessoal, interpessoal e lógico-matemática.

A TIM reconhece que cada ser humano combina as inteligências em níveis diversos e únicos para uso no dia-a-dia. Elas são herdadas, mas seu aperfeiçoamento é determinado principalmente pelas oportunidades de aprendizado oferecidas no contexto sociocultural.

Essa teoria provocou grandes impactos no sistema de ensino. Muitas vezes, a escola é o espaço que oferece ao aluno a maior diversidade de oportunidades para aprendizado em diferentes áreas. Por isso, surgiu a necessidade de um sistema de aprendizado que transferisse conhecimento usando meios diversificados a fim de possibilitar o entendimento conforme as individualidades.

Nessa busca por uma educação que atendesse às particularidades dos alunos, os jogos se mostraram uma solução eficiente por permitirem expressão e desenvolvimento de múltiplas inteligências. Com isso, surgiram métodos como o SuperCérebro. Em programas como esse, jogos são usados como instrumentos para promover o ensino pluralizado, respeitando as singularidades de cada um e usando esse diferencial para estimular outras competências.

A Teoria citada entende que todas as inteligências estão conectadas. Por isso, o exercício de uma implica no crescimento das outras. Dessa forma, os jogos são uma ferramenta eficiente, na escola ou em casa, para estimular o raciocínio lógico, por exemplo. Afinal, as atividades lúdicas podem exercitar predominantemente uma inteligência e contribuir para o crescimento das outras simultaneamente.

Jogos que estimulam o raciocínio lógico

Jogos que contribuem para o raciocínio lógico se destacam por incentivar o pensamento abstrato. Isso ocorre quando a criança substitui o objeto real pelo símbolo ou representa papéis ao chamar o cachorro de "au-au" ou fingir beber líquido em um copo vazio. Para fazer isso, memória e percepção são usadas, o que é trabalhado nas atividades lúdicas. Por isso, brincadeiras como jogos de imaginação, jogos de memória, queimada, mímicas fazem parte do conjunto de atividades que estimulam também o raciocínio lógico.

Porém, como se disse, há jogos que focam em um determinado tipo de inteligência. Eles exigem o exercício de capacidades variadas, a exemplo das habilidades socioemocionais de cooperação e liderança. Contudo, a habilidade cognitiva de raciocínio lógico (cálculo, dedução, inferência e generalização, entre outros) se sobrepõe. Nesse grupo podem ser citados quebra-cabeças, dominós, cartas e jogos de tabuleiro.

Essa diferença fica mais evidente nos jogos de tabuleiro durante planejamento, estratégia, previsão de movimentos e argumentação. Alguns jogos de raciocínio lógico de tabuleiro são Ticket to Ride, Domínio de Carcassone, Puerto Rico, Colonizadores de Catan, War, Xadrez, Takenoko, Dixit, Battlestar Galactica, Trajan e Caylus.

Colégio Bastos Maia

O Colégio Bastos Maia desponta no sistema educacional ao utilizar método de ensino derivado da Teoria das Inteligências Múltiplas.

Por meio do Supercérebro, a escola harmoniza as competências exigidas da sociedade com o aprendizado eficiente e divertido. O aluno realiza dinâmicas focadas em jogos de tabuleiro para desenvolver habilidades de raciocínio lógico e outras competências.

Conheça mais sobre o Supercérebro aqui.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!