Qual a importância da música na educação infantil?

Início » Educação » Qual a importância da música na educação infantil?

A música está presente na vida dos seres humanos e vem acompanhando a própria história da humanidade ao longo de todos os anos de nossa existência, participando constantemente do nosso dia a dia.

Como uma espécie de linguagem universal, é uma importante ferramenta de comunicação e participa ativamente do desenvolvimento da aprendizagem desde os nossos primeiros anos de vida. Por isso, o contato com a música na educação infantil é imprescindível para que o processo de crescimento da criança aconteça de forma a integrar o conhecimento, a criatividade e a imaginação, contribuindo para uma formação inicial mais comunicativa. Assim, a lista dos benefícios de ensinar música na educação infantil é quase infinita.

Ao trabalhar a musicalidade na escola, as crianças começam a se familiarizar com os sons e com a sonoridade das palavras, e assim se constrói a musicalidade e a relação com a música.

Mas por que isso é tão importante?

Sabemos, por meio de inúmeras pesquisas, estudos e comprovações científicas, que a música e os sons são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Assim, dentre as mais diversas vantagens dessas aulas nessa etapa de crescimento, está o estímulo ao desenvolvimento de algumas áreas do cérebro, o que pode auxiliar também no aprendizado de outras linguagens, bem como na própria alfabetização. É bastante saudável que as crianças tenham mais proximidade com instrumentos musicais desde a infância, pois isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, ao trabalhar a percepção espacial.

A música é forte aliada ao desenvolvimento linguístico, auditivo, corporal e emocional, pois trabalha não só a criatividade e a imaginação, mas também a concentração, foco, atenção e disciplina. Além disso, trabalhar a musicalidade desde cedo aumenta o repertório de sonoridades que está em construção nessa fase repleta de descobrimentos.

Sabe-se que a criança é capaz de aprender muito com algo prazeroso, lúdico e natural. Por isso, em um trabalho pedagógico, a música é entendida como um processo contínuo de construção que envolve percepção, sentimentos, experimentação, imitação, criação e reflexão. Então, é pela musicalização, e desse conjunto de experiências que ela proporciona, que a criança poderá trabalhar a socialização e a comunicação com os demais a sua volta, o que acaba por ajudá-la a lidar melhor com seus próprios sentimentos. Isso porque, ao cantar coletivamente, aprende-se também a ouvir aos outros e a ser cooperativo em trabalhos em grupo. Sem falar no enorme incentivo ao improviso e ao exercício de interpretação.

Portanto, proporcionar ainda na primeira infância esse contato muito próximo com a musicalidade é mais que fundamental para auxiliar em um crescimento saudável. Uma vez que, pedagogicamente, é um recurso enriquecedor para o processo educacional, a música faz com que a criança perceba o mundo a sua volta. Entretanto, mais do que apresentar a música ainda na educação infantil, muitos músicos e estudiosos da área de educação ressaltam ainda a importância de apresentar os mais diversos instrumentos musicais que caminham juntos nesse processo.

O Colégio Bastos Maia reconhece que é preciso desde cedo oferecer aos alunos o contato com a linguagem musical. Por isso, acredita na dança e musicalização como ferramentas necessárias na etapa da educação infantil, valorizando a importância do lúdico na construção do conhecimento.

Aqui a criança pode se sentir parte do processo de criação por meio do desenvolvimento da expressão corporal, trabalhando noções de espaço, ritmo, melodia e assim contribuindo para a compreensão da diversidade cultural.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!