Quanto tempo demora a adaptação infantil na escola?

Início » Escolas » Quanto tempo demora a adaptação infantil na escola?

O tempo necessário para uma criança se adaptar totalmente ao ambiente escolar varia de acordo com diversos fatores, mas com paciência e consistência, os pais podem ajudar a fazer com que esse período transitório da vida de seu filho corra bem.

Como lidar com a situação?

As questões a seguir costumam ser fatores importantes no atraso do ajuste de uma criança à sala de aula pré-escolar:

– Ansiedade de separação: As crianças que não passam um tempo rotineiramente longe de seus pais podem ficar chateadas com a ideia de ficar várias horas por dia na escola. A ansiedade da separação pode fazer com que uma criança pequena chore, fique retraída ou tenha explosões emocionais enquanto estiver sob a supervisão de um professor.

– Experiência com rotinas: As crianças pequenas podem ter dificuldade em se adaptar à rotina diária da escola (horário da aula, momentos em grupo, brincadeiras etc.). Crianças em idade pré-escolar que não estão acostumadas a seguir instruções e cooperar com atividades em grupo podem precisar de orientação extra ao iniciar a escola.

– Personalidade/interações sociais: Algumas crianças são naturalmente extrovertidas e anseiam por conhecer novos amigos, enquanto outras são tímidas e intimidadas na presença de colegas. Uma criança que está apreensiva em passar tempo com os colegas devido à timidez precisará de incentivo durante as atividades escolares.

Período de tempo de ajuste

As crianças geralmente são capazes de seguir a rotina da sala de aula no infantil com pouca dificuldade após algumas semanas de frequentar a escola. O cronograma de adaptação à pré-escola difere de criança para criança – algumas se saem bem desde o primeiro dia de aula, enquanto outras podem levar mais de um mês para se ajustar totalmente ao ambiente. A prática de estabelecer a independência dos pais pode ser mais desafiadora para crianças pequenas que ainda não participaram de atividades ou aulas fora de casa.

Crianças com problemas emocionais ou comportamentais graves podem precisar de assistência profissional para ter sucesso na pré-escola. Essas crianças podem ser avaliadas quanto à presença de atrasos no desenvolvimento que impedem o ajuste adequado à idade no ambiente escolar.

Como os pais podem ajudar

Os pais podem fazer sua parte para ajudar a criança a se sentir confortável em frequentar a escola usando algumas técnicas básicas.

– Seja consistente: Os pais devem se esforçar para enviar seus filhos para a escola regularmente (todos os dias em que a classe se reúne). Ao deixar uma criança na escola, os pais podem ajudar a facilitar o processo de separação ao longo do tempo, dizendo adeus com amor, mas brevemente.

– Seja positivo: Antes do início do ano letivo e durante todo o ano, os pais devem sempre permanecer positivos ao discutir a experiência educacional com seus filhos. Os pais podem ajudar a aumentar o entusiasmo de uma criança pela escola, oferecendo elogios a projetos de arte, perguntando sobre atividades divertidas do dia a dia e organizando brincadeiras com os colegas.

– Comunicação: Os pais devem estabelecer uma comunicação regular com a professora para que quaisquer problemas potenciais possam ser resolvidos de forma eficiente e produtiva. Conversar regularmente com as crianças sobre suas experiências na escola também é benéfico para garantir que o período de adaptação esteja indo bem e encontrar soluções para problemas sociais ou acadêmicos que possam ocorrer.

Embora a maioria das crianças tenha certa apreensão ao ir à escola pela primeira vez, pais e professores podem abordar as preocupações da criança incentivando experiências acadêmicas e sociais positivas. Ao seguir algumas estratégias simples, os adultos podem ajudar tanto as crianças tímidas quanto as crianças extrovertidas a realmente aproveitar a experiência escolar.

Colégio Bastos Maia

O Colégio Bastos Maia visa estimular o conhecimento por meio de ensino de qualidade, desenvolvendo habilidades humanas e técnicas e facilitando a formação de pessoas para que possam construir um mundo melhor.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!