Quer que o seu filho faça algo? Não pergunte, peça!

Início » Filhos » Quer que o seu filho faça algo? Não pergunte, peça!

 

Alguns pais têm dificuldades em fazer com que seus filhos obedeçam, principalmente quando são crianças pequenas. A partir daí, surgem as mais diversas abordagens para tentar fazer com que o pedido ou ordem seja atendido. Falar de forma agressiva com a criança é o método menos efetivo, que só acaba criando conflitos. Por outro lado, alguns pais tentam uma abordagem mais “amigável”, e dessa forma perguntam aos seus filhos se eles querem fazer determinada coisa. Embora possa parecer eficiente, isso só faz com que o poder de escolha fique todo nas mãos da criança e ela vê a situação como uma oportunidade de dizer “não” sem ser contrariada. Isso só faz com que os pais fiquem aborrecidos e a criança fique confusa.

 

A melhor forma de fazer com que seu filho faça algo que você quer que ele faça, é dando para ele uma escolha de como e quando ele pode fazer o que foi pedido, mas nunca dando a  ele o poder de decidir se acata ou não a ordem ou pedido. Os pais devem ter atenção no tom de voz que usam. Deve ser um tom firme e tranquilo. Alguns estudos indicam que as crianças costumam obedecer muito mais quando as ordens são dadas em um tom de voz tranquilo. É de extrema importância falar firme e claramente aquilo que se pede para a criança fazer. Lembre de agradecer depois que ela fizer, pois ao sentir seu esforço valorizado, ela estará mais disposta a ajudar das próximas vezes.

 

Sempre que possível, ofereça a seu filho mais de uma opção que ele possa escolher. Na hora de decidir o que vestir, por exemplo, é possível perguntar se a criança prefere uma blusa ou outra. Dessa forma o poder de escolha da criança será trabalhado de uma maneira que agrade aos pais. Trabalhe o diálogo com seus filhos e a comunicação não agressiva e tranquila, assim eles estarão bem mais propensos a obedecer e ao mesmo tempo sentir que têm poder de escolha na casa. A mudança não irá ocorrer rapidamente, mas deve ser trabalhada pouco a pouco para que os resultados surjam.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!