Relacionamento entre alunos na sala de aula

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As relações entre os alunos em sala de aula são mais importantes do que alguns educadores possam imaginar. Vygotsky (1998) defende que a criança constrói seu conhecimento através da interação com seus colegas, especialmente com aqueles que detém maior experiência. Por isso, o professor deve estar atento para incentivar e conduzir essas relações interpessoais.

A responsabilidade do bom relacionamento interpessoal entre os alunos está voltada para o professor, pois este é o indivíduo que tem o poder de conduzir e mediar essas relações. Para isso, o professor deve desenvolver atividades educativas que incentivem o bom relacionamento entre as crianças.

Que tal desenvolver mais trabalhos e conversas em grupo? Mas com uma atenção especial a formação dos grupos. Trabalhos desse tipo geralmente dividem a turma, pois os grupos são formados pelas afinidades pessoais dos alunos. Uma boa alternativa é sortear os grupos, para evitar que algum aluno fique de fora e se sinta excluído. Com uma nova formação, os alunos poderão ter trocas de experiências e vivências ricas para seu aprendizado.

A confiança e o respeito entre eles também deve ser trabalhada. Quando o aluno está inserido em um ambiente em que há confiança e respeito entre os colegas, fica muito mais fácil para que dúvidas sejam expostas e solucionadas, sem o medo de passar vergonha frente aos amigos.

Um aluno corretamente estimulado em suas relações tem maior segurança não só na vida escolar, mas também estará se preparando para uma vida adulta, em que por vezes, a capacidade de construir e manter relacionamentos interpessoais é posta à prova. A escola tem papel fundamental ao formar essa capacidade no aluno. Nós, do Colégio Bastos Maia, sabemos disso e nos ocupamos, diariamente, em oferecer o melhor ambiente para seu filho.

Resolvendo conflitos

O professor deve interferir em conflitos entre alunos? A resposta adequada para esta pergunta é: depende da situação. Antes de qualquer tentativa de mediação o professor deve observar se é realmente necessário interferir no conflito, e até que ponto sua participação se dará.

É preciso ter cuidado para não anular o senso crítico dos alunos, deixando-os dependentes sempre de uma terceira pessoa para resolver seus conflitos. Deve-se interferir o mínimo possível, e deixar que as partes afetadas, juntas, cheguem a um acordo.

O professor é sempre um exemplo

Por último, o professor não pode esquecer de que é responsável por dar o exemplo, respeitando os alunos, seus colegas e superiores. Seu aluno, ao procurar por modelos de relações interpessoais, possivelmente avaliará sua postura com relação a ele e seus colegas, e também sua relação com seus colegas de trabalho e superiores. Portanto, todo cuidado é pouco ao se trabalhar essa competência em sala de aula.

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