Volta às aulas: dicas para adaptação da nova rotina

Início » Dicas » Volta às aulas: dicas para adaptação da nova rotina

Seguir uma rotina, apesar de positivo, pode ser muito desafiador para crianças que precisam construí-la na escola. Isso se deve ao fato de que na infância, a agitação costuma ser maior, logo, a distração e a curiosidade também, por isso, a rotina escolar acaba se tornando mais complicada do que deveria.

Esta realidade se agravou ainda mais com o início da pandemia da covid-19. Acostumados a associar o ambiente de casa com lazer e descanso, o foco nas aulas – que passaram a ser remotas – tornou-se ainda mais desafiador.

Com o retorno gradual às aulas presenciais, é preciso conhecer as dificuldades existentes para auxiliar os alunos com a adaptação na rotina escolar. Confira nossas dicas:

1. Participação

Um dos grandes pilares da educação eficiente é o engajamento e participação dos pais no dia a dia escolar dos filhos. Por isso, uma boa dica é ser mais presente na trajetória do aluno para estimular e facilitar o aprendizado. Muitas crianças perdem o interesse ou deixam os estudos em último plano por não terem incentivo dentro de casa, então, demonstrar atenção ao aprendizado por meio de perguntas e acompanhamento sempre é uma boa alternativa.

2. Gradação

Sair bruscamente das férias para as aulas pode parecer assustador para a criança. Por isso, faça uma mudança gradual a partir de conversas sobre a escola e explore as possibilidades da nova rotina junto com o aluno antes mesmo das aulas começarem. Dessa forma, aos poucos ele se sentirá mais familiarizado com a ideia e não desenvolverá tanta resistência com o início das aulas.

3. Positividade

Muitas vezes, os pais associam a escola a ambientes punitivos e, por isso, o aluno desenvolve resistência ao ambiente escolar. Experimente apresentar a escola e os estudos de forma positiva, assim, é mais provável que a criança se adapte a ela.

4. Acolhimento

É muito comum que alunos passem por experiências ruins na escola, afinal, lidam diariamente com outras crianças de sua idade que, por não terem a maturidade devida, acabam criando relações conflitantes e desentendimentos. Por isso, quando a criança aparentar chateação com algum acontecimento, não evite o choro. Pelo contrário, demonstre acolhimento para que ela entenda a existência de vínculos de apego seguro, no lugar de se traumatizar com o ocorrido.

5. Tecnologia e lazer

Há quem não goste da ideia, mas hoje a tecnologia faz parte da rotina das crianças. Uma vez que já estão inseridas neste universo, usá-lo a favor da educação é uma boa escolha para entreter a criança ao mesmo tempo em que o estudo é realizado. Procurar e supervisionar jogos ou aplicativos educativos é uma boa saída para deixar os estudos mais atraentes para o aluno.

Além disso, não deixar de lado os momentos de lazer é de extrema importância para que a criança se sinta contemplada em suas vontades pessoais, afinal, um dos grandes erros dos pais costuma ser evitar lazeres a todo custo para que a criança foque nos estudos. Em vez disso, procure atrelar as duas atividades para que, assim, o aluno sinta prazer em sua rotina escolar.

Optar por escolas acolhedoras é fundamental para o bom desenvolvimento dos alunos. O Colégio Bastos Maia é uma instituição que se preocupa com a adaptação da rotina das crianças no ambiente escolar, além da excelência do ensino, de maneira prática e eficiente.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!